6 rituais de beleza matinais para o rosto
top of page

6 rituais de beleza matinais para o rosto

Sai de casa quase sempre a correr? Adote uma rotina de beleza rápida e perfeita, e deixe as desculpas para não tratar do rosto de manhã.


As manhãs podem ser complicadas para muitas pessoas e temos tendência a descartar aquilo que consideramos que nos faz menos falta. Tratar do rosto costuma entrar nesse leque de descarte.


Tratar da pele do nosso rosto é bastante importante, uma vez que é a parte do nosso corpo que mais exposta está às agressões externas, sejam elas a poluição, a temperatura, os raios solares ou até o uso da máscara de proteção à COVID-19. Se nunca era demais cuidar da pele, agora ainda mais.


Desengane-se também se acha que cuidar da pele é uma coisa para fazer com a idade. Não se é demasiado nova para cuidar da pele e quanto mais cedo inserir alguns hábitos na sua rotina, mais saudável se torna a sua pele, mais bonita e jovem por mais tempo.


As primeiras horas do dia são as mais importantes e uma rotina de beleza saudável pode fazer a diferença, incluindo a rotina de skincare, proporcionado um melhor despertar, um melhor humor e disposição. Ao fim de alguns dias, acaba por ser uma rotina natural e prazerosa.


6 passos para uma rotina de beleza matinal para o rosto


1º Limpar a pele

A limpeza da pele é fundamental para retirar as impurezas acumuladas, sendo importante que se realize antes de deitar e de manhã. Opte por produtos de limpeza suaves e refrescantes.


Se considerar a limpeza pouco importante, pense na frequência com que troca a fronha da sua almofada. Talvez a mude apenas uma vez por semana, o que significa que a pele do seu rosto está em contacto e a acumular sujidade, suor e sebo de várias noites.


Aplique água micelar num algodão e passe-o por todo o rosto, de forma suave. A composição da água micelar, composta por pequenas moléculas de óleo, permite eliminar qualquer vestígio de maquilhagem e sujidade, sem remover os óleos naturais da sua pele.



2º Lavar o rosto com água fria

Depois da limpeza com a água micelar, é importante passar o rosto por água fria, permitindo causar um efeito revitalizante à pele. A água nesta temperatura também permite que os poros se fechem e que o ar poluído não consiga entrar, causando oleosidade ao longo do dia.


Se tomar duche pela manhã, termine-o também com água fria e vai poder verificar efeitos no que respeita ao aumento do brilho e da força do seu cabelo.



3º Aplicar sérum rejuvenescedor

O ritual de beleza do rosto deve começar com a aplicação do sérum. Com duas a rês gotas, pode aplicá-lo de forma uniforme em todo o rosto e pescoço. Massaje a zona suavemente, para uma pele mais luminosa.


O sérum tem esse efeito de luminosidade na pele, uniformizando e suavizando a sua textura, ao mesmo tempo que atenua as linhas finas de expressão. É um produto que penetra na pele em profundidade e traz efeitos duradouros. A preferência é por um sérum com vitamina C, que é um antioxidante eficaz.


O tipo de sérum a escolher depende da preocupação específica da sua pele, na ressalva de que existem para todos os tipos de pele, uns que iluminam, outros que tratam manchas de pigmentação, que nutrem e hidratam.


4º Aplicar protetor solar

Mesmo nos dias mais nublados ou no inverno, o uso de protetor solar no rosto é recomendado a fim de proteger a pele contra a exposição aos raios ultravioleta. Mesmo que o hidratante tenha proteção solar, não dispense o próprio na sua rotina matinal.


5º Hidratar a pele

É importante colocar um creme hidratante para a pele, utilizando também um creme de olhos e um cuidado labial hidratante, sendo os lábios uma zona frequentemente esquecida.


6º Maquilhar em 5 minutos

O ideal para quem tem pressa é fazer uma maquilhagem rápida, que não roube muito tempo. Assim, recomenda-se uma maquilhagem básica, que serve para os vários momentos do dia.


Pode começar por aplicar um BB Cream, corrigindo manchas e possíveis imperfeições, mas também permitindo a hidratação da pele. Aplique uma sombra de olhos que preencha também as sobrancelhas e penteie-as, retirando o excesso do produto e definindo-as. Por fim, finaliza aplicando a máscara de pestanas.



Insira hábitos saudáveis na sua rotina matinal

Para além de tratar da pele do rosto, é importante criar manhãs menos stressantes e mais tranquilas. Tudo isso não leva mais do que alguns minutos e podem efetivamente fazer a diferença na sua disposição para o dia que tem pela frente.


Faça alguns alongamentos matinais – permita relaxar os músculos que podem ter ficado contraídos durante a noite, espreguice-se, estique a coluna e as pernas. Acorde o corpo.


Evite o telemóvel para aceder à internet ou ligar a televisão – este é um hábito que pode rapidamente tomar grande parte da sua manhã, uma vez que é fácil distrair com a hora ao ver notícias ou outros conteúdos na internet ou na televisão. Também há uma grande probabilidade de encontrar notícias menos positivas, que em nada acrescentam à sua manhã.


Hidrate o corpo – beba pelo menos um copo de água, começando o dia a hidratar o corpo e a sua pele. No fundo, passamos uma noite inteira sem repor líquidos.


Café e pequeno-almoço – se toma pequeno almoço ou pelo menos o café em casa, faça-o de forma tranquila. Permita-se estar no momento presente e saborear o seu café sem pressa. Planear o pequeno-almoço também resulta em tomadas de decisões mais saudáveis sobre o que vai comer.


Limpeza do rosto matinal – a pele produz mais oleosidade durante a noite, que deve ser retirada de manhã. Este é um dos motivos para higienizar a sua pele logo de manhã e aplicar a rotina de beleza de rosto que indicamos acima.

Na Isabel Lopes – Loft encontra uma extensa gama de produtos de Bruno Vassari, cuja empresa, fundada em 1984 em Barcelona, cria cosméticos de alto profissionalismo. Conta com mais de 20 linhas de produtos, que posiciona a marca como referência de qualidade e eficácia, com resultados visíveis desde a primeira aplicação.



Independentemente de ser homem ou mulher, uma rotina de beleza matinal ao rosto e ao corpo aplica-se a todos e é importante para manter uma pele saudável, bonita e radiante.

Para além dos cuidados com a pele em casa, é recomendado recorrer a um profissional para realizar uma desintoxicação facial ocasional.


bottom of page