Conhece realmente o seu tipo de pele?

É necessário conhecer qual o nosso tipo de pele, para podermos oferecer-lhe os melhores cuidados. Perceba quais as diferentes peles e os cuidados básicos a ter.



É importante conhecermos o nosso tipo de pele, para tomarmos as melhores decisões no que respeita à escolha dos cuidados diários. Características como a sensibilidade, idade da pele, pigmentação, oleosidade, tendência para rugas e outras, são fundamentais para determinar o tipo de pele.


A avaliação da pele deve ser realizada por um profissional na área que, por meio de exames visuais, táteis e com recurso a determinados aparelhos, conseguem perceber o tipo de pele que temos, com melhor precisão.


Outros fatores têm influência no nosso tipo de pele, tais como os fatores genéticos, ambientais e estilo de vida. Com alguns ajustes nos nossos comportamentos diários, é perfeitamente exequível recuperar, melhorar e manter a saúde da nossa pele. Alguns desses cuidados passam pela alimentação e hidratação, por nutrir e iluminar a pele.


A desintoxicação facial é essencial para manter uma pele saudável e bonita


O que deve saber sobre a pele normal

Se o seu tipo de pele não é muito seco, nem oleoso, se não sofre de acne ou poros dilatados, e se não tem a sensação de pele esticada ou de irritação, é provável que o seu tipo de pele seja o considerado normal.


Embora não seja um tipo de pele que apresente problemas grandes, não dispensa os cuidados regulares. Apesar de normal, a zona T (testa, nariz e queixo) pode, ainda assim, ser um pouco oleosa, mas o sebo global e a humidade são equilibrados.


De forma a manter a pele bem hidratada e para que não envelheça prematuramente, deve proceder à sua limpeza de manhã e à noite. Pode utilizar um esfoliante facial para remover as células cutâneas mortas, uma vez por semana. Um sérum facial nutritivo e um creme hidratante de rosto, são indispensáveis.


Na pele normal observa-se: poros finos, boa circulação sanguínea, textura aveludada, macia e lisa, transparência fresca, rosada e uniforme, sem imperfeições, não é demasiado sensível.


O que saber sobre a pele seca

Algumas das características específicas deste tipo de pele é a desidratação visível. Esta fica mais esticada e grossa ao toque, com tendência para a escamação fina e irritações frequentes. É também propícia ao aparecimento de rugas.


Neste tipo de pele seco, deve utilizar uma loção, óleo ou água de limpeza sem álcool ou outros componentes desidratantes, para desmaquilhar-se e limpar a pele.


A pele seca necessita de uma hidratação intensa, portanto, pode aplicar um sérum hidratante ou um booster com ácido hialurónico, terminando com um creme nutritivo. Uma vez por semana, não se esqueça de mimar a sua pele com uma máscara hidratante, para obter uma aparência iluminada e rejuvenescida.


Entre as causas da pele seca está a ausência de água, pela hidratação no dia a dia. A sua pele perde água constantemente através da transpiração, por isso, é importante repor os níveis de hidratação.


A pele seca pode desenvolver: descamação média, aparência áspera e com manchas, sensação de repuxamento, possível prurido.

Pele extremamente seca tem tendência a: vermelhidão, cieiro com tendência a gretas, calosidades, escamação, prurido frequente.


Conheça o tratamento com Ácido Hialurónico que vai restaurar a hidratação da sua pele


A pele sensível chama por si

Este tipo de pele pode ficar avermelhado, irritado e dar a sensação de pele esticada, para além do aparecimento pontual de borbulhas ou escamação. Para atender às suas necessidades, use apenas produtos suaves, como espumas ou loções de limpeza, para desmaquilhar a pele.


Depois da limpeza, acalme a sua pele com o uso de um tónico facial, aplique também um sérum fácil hidratante com textura leve, e finalize com um creme leve para o rosto. O creme para contorno de olhos deve ser adequado à pele sensível.


Deve evitar utilizar produtos com álcool, perfumes e outros ingredientes, uma vez que podem causar irritação neste tipo de pele.


A pele sensível pode ter sintomas como: vermelhidão, erupções, picadas, prurido, ardor.



A pele mista procura os melhores cuidados

Numa mistura entre o tipo de pele oleosa e seca, na pele mista a zona propensa à oleosidade situa-se na zona T, sendo a zona mais brilhante e oleosa do rosto.


Esta é a área que concentra a maior quantidade de glândulas sebáceas do rosto, o que pode conduzir a doenças de pele como a acne e a dermatite seborreica. Posto isto, para cuidar bem deste tipo de pele, deve optar por produtos que matificam as zonas brilhantes do rosto e, ao mesmo tempo, hidratam as zonas secas.


A pele mista deve ser limpa duas vezes ao dia e desmaquilhada todas as noites. Para acalmar a pele, pode utilizar um tónico facial e, em seguida, aplicar um sérum leve e um creme facial hidratante, com efeito matificante.


A pele mista tem como causas: produção excessiva de sebo nas partes mais oleosas e, falta de sebe correspondente à falta de lípidos, nas zonas mais secas.


Potencie a sua pele com um tratamento de hidratação


Pele oleosa sofre de excesso de oleosidade

Neste tipo de pele, os poros encontram-se dilatados e obstruídos e, como tal, são exigidos produtos de maquilhagem específicos.


A desmaquilhagem e a limpeza deve ser diária e minuciosa, com recurso a géis desmaquilhantes ou espumas. Para a hidratação deve escolher cremes géis, cuja textura deve ser leve e não obstruir os poros.


A esfoliação facial suave e a máscara de limpeza para o rosto devem ser realizadas várias vezes por mês. Na maquilhagem, deve optar por produtos matificantes e que não mantenham o brilho indesejável.


Algumas causas da pele oleosa são: genética, desequilíbrios e alterações hormonais, medicação, stress, cosméticos comedogénicos (produtos de maquilhagem que podem causar irritação).


Conheça o Oil Control Treatment


A pele também pode ser problemática

Se sofre de acne, pontos negros, poros dilatados e textura e tom de pele não uniforme, é possível que o seu tipo de pele seja problemático. No entanto, com os produtos certos do seu lado, é possível recuperar a saúde da sua pele e ter uma aparência cuidada.


Opte por produtos de boa qualidade e, de preferência, de marcas de dermocosmética que tratam da pele acneica e com outras imperfeições.


Na sua rotina, comece sempre pela limpeza profunda da pele, com gel ou água de limpeza. Acalme a pele com um tónico, aplique um creme facial não comedogénico e, termine com um regenerador nas zonas problemáticas.


Todos ambicionamos ter uma pele impecável, saudável e brilhante, mas as estratégias para lá chegar variam de pessoa para pessoa. Por esse motivo, é essencial conhecer o nosso tipo de pele, para assim podermos cuidar dela com os produtos mais adequados.


Marque agora uma avaliação ao seu tipo de pele


Posts recentes

Ver tudo