Estética masculina: procedimentos e cuidados
top of page

Estética masculina: procedimentos e cuidados

Ainda acha que cuidar da beleza exterior só diz respeito às mulheres? A estética masculina oferece várias soluções e tem uma legião de fãs.


Ter um aspeto cuidado reflete também o nosso estado de saúde, para além de aumentar a nossa autoestima. Homens e mulheres podem têm algumas semelhanças fisiológicas, mas diferem em vários aspetos, como é o caso do processo de envelhecimento.


Os homens envelhecem de forma mais lenta que as mulheres, mas ainda assim envelhecem. Achar que um homem não se preocupa com a sua aparência, não passa de um tabu do século passado.


O avanço da ciência, nomeadamente no campo da estética, deu lugar a um maior e mais aprofundado conhecimento sobre a potencialidade da estética masculina. Numa abordagem diferenciada da que é apresentada às mulheres, os homens também podem ver o seu rosto e corpo cuidados.


Diferenças fisiológicas exigem diferentes cuidados


É possível perceber que a musculatura do rosto do homem é diferente da mulher. A sobrancelha é a geralmente a direito, a pálpebra mais baixa e o queixo mais proeminente, com uma mandibula marcada.


No homem, as rugas de expressão surgem mais cedo na zona dos olhos e entre as sobrancelhas. Por sua vez, a barba do homem faz com que não haja uma tendência tão grande para a flacidez e para o surgimento de rugas nos lábios, como acontece com as mulheres.


Os padrões de beleza alteraram-se com o passar dos anos e isso incide reflete-se no progresso da estética masculina. Passamos pela fase dos homens de cabelos compridos, com exuberantes bigodes e barbas, variando um pouco de acordo com os gostos pessoais e as tendências de momento.



Problemas estéticos comuns entre os homens


Para falar da estética masculina, temos de ter como ponto de partida a adolescência. O público masculino tem muito presente o surgimento de comedões e pústulas, isto é, cravos e espinhas que podem deixar pequenas cicatrizes no rosto.


Devido à alta presença da testosterona, a glândula sebácea do homem produz mais sebo levando ao entupimento do folículo piloso, ficando propenso à proliferação de bactérias. A acne, por exemplo, é formada por inflamação, hiperqueratinização, acumulo de sebo e proliferação bacteriana.


Os homens que gostam de barba mais volumosa, também têm de lidar com o inimigo sebo, uma vez que com os poros entupidos, podem ocorrer casos de foliculite, que ocorre por infeção da raiz do pelo, em forma de espinha.


O homem tende ainda a ter mais problemas relacionados ao acumulo de gordura na região abdominal e costas, oleosidade e queda de cabelo, oleosidade da pele, rugas e linhas de expressão.


Estética masculina: os procedimentos mais procurados



Uma limpeza de pele profunda é essencial e deve fazer parte da rotina estética masculina, uma vez que permite limpar a pele e retirar as impurezas acumuladas, já que os homens produzem mais sebo e suor.


Para os homens com barba, a limpeza é ainda mais importante para prevenir pelos encravados. No final, o resultado é uma pele macia, saudável, brilhante, mais firme e jovial.



O peeling é um dos procedimentos não invasivos da estética masculina mais procurados, permitindo resolver várias questões visíveis no rosto. Entre elas, encontram-se as manchas provocadas por espinhas, foliculite, cicatrizes de acne, manchas do sol, rugas finas e dispersas, entre outras.


Com o objetivo de deixar a pele do rosto mais suave, clara e com uma textura mais uniforme, o peeling químico consegue remover as camadas danificadas da pele, de forma segura e por descamação da mesma.


É um tratamento altamente recomendado para os homens que procuram um rejuvenescimento facial. Pode ser utilizado tanto no rosto, como no pescoço, decote e mãos.



Depilação a laser


A depilação a laser entra também no leque de tratamentos que interessam à estética masculina. É um procedimento que se realiza pela transmissão da energia do laser para o folículo piloso. Com base no princípio da fototermólise seletiva, a energia luminosa penetra até a epiderme.


A melanina do folículo capilar absorve essa energia e transforma-a em energia térmica, ocorrendo a destruição das células germinativas do folículo capilar, através do calor. Os resultados são rápidos, sendo visíveis desde a primeira sessão, e são praticamente definitivos.


Este procedimento da estética masculina agrada aos homens que estão cansados de ser escravos dos métodos tradicionais de depilação, que gostam da sensação da pele lisa e ser acumulo de pelos em determinadas regiões. A depilação a laser pode ser realizada no rosto, peitorais, ombros, abdómen, costas, braços, axilas, nádegas, pernas, virilha, mãos e pés.



Quem disse que o tratamento dos pés se resume a um ritual para mulheres? A pedicure é cada vez mais procurada por homens e, por isso, integra os serviços de estética masculina. Tal como as mãos, os pés são a parte do corpo que mais sobre com agressões externas.


Entre as várias razões para procurarem uma pedicure, os homens procurar limar, cortar ou desencravar unhas e extrair calosidades. Procuram tratar de fissuras, pele seca e outras questões que podem afetar a saúde dos pés, promover o aparecimento de germes e fungos.


A humidade provocada pelo suor e a temperatura mais elevada, são os ingredientes essenciais para contrair infeções, através da proliferação de bactérias. Cuidar dos pés vai, por isso, muito além de uma questão estética. No final, também é possível usufruir de um momento relaxante, com uma esfoliação e massagem com óleos.




bottom of page