6 Dicas para cuidar do cabelo durante o verão


Entre sol, praia, mar e vento, reunimos as condições ideais para danificar o nosso cabelo. Descubra as nossas dicas para cuidar do cabelo, mantendo-o saudável e feliz durante todo o verão.



O verão lembra looks de cabelo naturais e soltos, onde o seu estado natural impera. Para uma aparência saudável e feliz é necessário cuidar do cabelo, protegendo-o do calor, do sol e da humidade.


O calor do verão intensifica os danos que normalmente são causados ​​ao cabelo com o uso de aparelhos de modelagem. Também o cloro das piscinas e o facto de deixarmos o cabelo molhado da piscina ou do mar secar ao sol, repetidamente ao longo do dia, causam danos ao nosso cabelo.


No entanto, podemos ter alguns cuidados básicos para que os cabelos não fiquem ressequidos e quebradiços, diminuindo as agressões que causam a degradação da saúde da fibra capilar, ainda mais presentes nos cabelos que passam frequentemente por procedimentos químicos, tais como a pintura, o clareamento ou a progressiva.



Mitos x Verdades: o que não sabe sobre o seu cabelo



Anote 6 dicas fundamentais para cuidar do cabelo no verão


1. Cobrir o couro cabeludo

Para proteger e cuidar do cabelo pode usar um lenço ou chapéu para cobrir a cabeça quando estiver ao sol. Para além de fornecer proteção UV extra, também ajuda o couro cabeludo a reter a humidade. Um chapéu reduz os danos causados ​​pelo vento, especialmente se o seu cabelo tiver propensão a enriçar, e também protege o cabelo com coloração.


De acordo com o cabeleireiro Earl Simms, “o sol emite raios nocivos que ressecam os cabelos, principalmente os que são quimicamente tratados”, por isso, não facilite. Simms aconselha ainda a aplicar muito condicionador no cabelo antes de ir ao sol e deixar assim o dia todo, ajudando assim o cabelo a nutrir e reidratar.


2. Cuidados ao entrar no mar ou na piscina

Saturar os fios com água doce antes de entrar no mar ou na piscina e aplicar cremes hidratantes sem enxaguar, ajudam a minimizar os danos do sal e do cloro e, consequentemente, ajudar a cuidar do cabelo.


À saída da água é importante lavar os fios novamente com água doce, mas caso não tenha acesso fácil, a água de coco é uma boa opção, e reaplicar o creme hidratante que contenha filtro de proteção solar.


Veja como preparar um corpo perfeito ainda para este verão!


3. Lavar o cabelo com menos frequência

A lavagem frequente remove os óleos naturais do couro cabeludo, o que, por sua vez, estimula a produção adicional de óleo e vai fazer com que vá sentir a necessidade de lavá-lo ainda mais vezes. Experimente apenas enxaguar no chuveiro depois de um dia na praia ou na piscina e veja se isso elimina o óleo extra.


Outro ritual para cuidar do cabelo e longe dos químicos é optar por recorrer a shampoos secos caseiros ou naturais. Em Portugal já existem muitas marcas especializadas na comercialização destes produtos, por isso, apoie também o comércio local e nacional!



4. Evitar o calor de secador e outros acessórios

Visto que o cabelo já está bastante exposto ao calor nesta altura do ano, seque-o o menor número de vezes possível. Para melhor cuidar do cabelo, prefira a secagem ao natural e evite as pranchas de alisamento. Pode ainda refrescar os fios do cabelo com uma mistura de água, aloé vera e óleo de abacate, borrifando-os sempre que achar necessário.


5. Hidratar com máscara capilar

Uma máscara de cabelo nutritiva aplicada uma vez por semana em casa é suficiente para manter o cabelo em boas condições, mesmo se estivermos a falar de um cabelo muito seco e grosso.


Faça como Jason Collier, o cabeleireiro favorito de Victoria Beckham, que diz que para um cabelo saudável após as férias, a nutrição e a recuperação são essenciais, e use um tratamento pré-shampoo e uma máscara nutritiva por algumas semanas após as férias.


6. Prender o cabelo na praia ou na piscina

Não estamos a falar de penteados formais, mas também não falamos de penteados sem qualquer glamour. Uma trança semidesfeita dá sempre um certo charme e combina na perfeição com um dia de verão.


Mais importante que isso, e sendo o nosso foco o cuidar do cabelo, este tipo de penteados é excelente para manter os fios sob controlo e minimizar a exposição ao sol. Já os penteados justos podem ser prejudiciais porque tendem a puxar e rasgar o cabelo, especialmente se seu cabelo estiver seco por causa do calor do verão.



Claro que apesar dos cuidados básicos a ter em conta em casa, no contexto de self-care, não se esqueça que ninguém vai cuidar melhor do seu cabelo que um profissional altamente qualificado para o efeito.

Onde pode encontrá-lo? Aqui mesmo, na Isabel Lopes – Loft. Visite-nos!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo