Qual o melhor protetor solar?
top of page

Qual o melhor protetor solar?


O protetor solar é fundamental para manter a tua pele protegida do sol durante todo o ano, essencialmente no verão. Saiba mais sobre este aliado para a saúde da sua pele aqui.



O protetor solar é o aliado para te ajudar a proteger a pele contra os raios ultravioleta e deve ser utilizado mesmo quando o sol parece estar escondido ou nos dias invernosos, uma vez que previne as queimaduras provocadas pela exposição excessiva ao sol, o envelhecimento precoce da pele e contribui para a prevenção do cancro da pele.


Antes de começarmos, devemos esclarecer o que significam as siglas associadas aos rótulos dos protetores solares: UVA, UVB e FPS/SPF.


UVA – São os raios ultravioletas do tipo A, responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele, podendo danificar o ADN. A longo prazo, reforças as rugas e manchas de idade.


UVB – Estes são os raios do tipo B, que podem danificar o ADN da pele diretamente, promovendo o aparecimento de queimaduras e, em casos de exposição excessiva, cancro da pele.


FPS/SPF – Significa Fator de Proteção Solar ou Sun Protection Factor, e é o fator que diz respeito à capacidade de determinado protetor filtrar a radiação UVB. Quanto mais elevado for, maior é o nível de proteção que oferece.





Existem diferentes tipos de protetor solar


Roll-on

Prático de aplicar, não deixa a pele branca e são geralmente de menores dimensões, perfeitos para viagens ou para andar sempre na carteira.


Creme

É o ideal para peles muito secas, pois permite uma aplicação mais uniforme, e o tipo de protetor indicado para a zona do rosto.


Spray

É muito prático de aplicar, principalmente com crianças, embora possa dificultar a perceção das áreas em que já foi aplicando, sendo importante estar atento para garantir a aplicação em todo o corpo.


Gel

Ideais para peles secas e para aplicar em áreas com pelo, como o couro cabeludo ou, no caso dos homens, no peito e pernas, espalhando o protetor de forma mais uniforme e, por isso, também mais efetiva.


Protetor solar vs. Tipos de pele

1. O tipo de pele acneica ou oleosa pode usufruir mais de um protetor solar oil-free de efeito matificante e de rápida absorção. Se sofre com a acne, veja aqui como pode tratar dela, consoante o seu tipo.


2. Se a sua pele seca, as fórmulas mais cremosas e gordas são as que vão resultar melhor.


3. Se apanhou um escaldão recentemente, os protetores em spray ou gel podem ser mais agradáveis, já que têm uma ação calmante e de resfriamento da pele.


Proteção 50 – Para adultos e crianças; peles claras e sensíveis. Ex. sardas, peles que queimam ou ficam vermelhas facilmente.


Proteção 30 – Para adultos; peles morenas. Ex. morenos claros com cabelo castanho-escuro, peles que por vezes queimas, mas bronzeiam.


Proteção 20 – Para adultos; peles negras. Ex. peles muito escuras, peles que raramente queimas, mas bronzeiam muito.





Proteja-se sempre e frequentemente

Para que o protetor funcione corretamente, deve aplicá-lo entre 15 e 30 minutos antes da exposição ao sol, sem esquecer áreas como as orelhas, as mãos, os pés, os ombros e atras do pescoço, a cada 2 horas e reaplicar se transpirar ou for à água. Uma vez que a água reflete os raios solares, um protetor à prova de água garante uma proteção mais duradoura, embora tal não dispense a reaplicação após sair da água.


Independentemente da idade e tom de pele, crianças, adultos e seniores devem proteger-se adequadamente da exposição solar. Apesar de o fator mínimo recomendado ser de 30, o fator 50+ é o considerado ideal para muitos especialistas, seja qual for a tonalidade da pele. No caso de doenças dermatológicas, alergias ou sensibilidade ao sol, deves optar pelos protetores de filtros minerais ou físicos, uma vez que te vão proteger dos raios UV, refletindo a luz solar.



Encontra proteção solar em produtos de beleza

São vários os produtos, como maquiagem e cremes, que contêm também substâncias que previnem o aparecimento de rugas e manchas na pele, como é o caso das vitaminas A, C, D e do colagénio.


Apesar de serem uma proteção extra, não deve ser tida como única nem dispensa o uso do protetor solar. Este deve ser aplicado antes da maquiagem, mesmo nos casos em que a mesma contenha algum tipo de proteção.





O sol é essencial para a nossa saúde e para favorecer a vitamina D, aumentando os níveis de cálcio presentes. Contudo, também pode tornar-se um verdadeiro inimigo, trazendo consigo sérios problemas de saúde. Por isso, não dispense o uso do protetor solar.



bottom of page