Thai massage: tudo o que precisa de saber


Apesar das suas origens remontarem à época de Buda, a Thai massage é ainda desconhecida, por muitos, na sua essência. Descubra tudo o que precisa de saber aqui.



Apesar de mais popular atualmente no ocidente, ainda existem algumas perceções erradas sobre o que é verdadeiramente a Thai massage. Vamos falhar-lhe de tudo o que precisa de saber sobre esta técnica altamente terapêutica e, no fim, descubra se não disto que está a precisar neste momento.


Embora se tenha adotado a denominação de Thai massage para algumas práticas de massagem bastante específicas, a técnica original tem uma motivação distinta e uma origem interessante.


Origem da Thai massagem

A Thai massage, conhecida por nuat phaen thai, nuat phaen boran e nuat thai, tem origem estimada de há cerca de 2.500 anos, criada pelo médico indiano Jivaka Kumar Bhacca, até hoje considerado como o pai da medicina na Tailândia, ainda na época de Buda.


Contudo, podemos recuar ainda mais atrás, quando um povo originário do sudoeste da China que trouxe consigo o conhecimento sobre os meridianos da acupuntura. A técnica, desde a sua conceção, inclinou-se e evoluiu seguindo o conceito de que o corpo possui linhas de energia em toda a sua extensão, e que trabalhá-las é necessário para harmonizar o físico e o espiritual de uma pessoa.



Descubra 6 dicas para cultivar o autocuidado



Como se realiza a thai massage

A massagem tailandesa recorre a dez linhas ou pontos do corpo específicos, também utilizados pela acupuntura. Ao pressionar certas áreas, permite que a energia flua. Desta forma, o profissional consegue tratar de uma série de problemas e abrandar a dor de quem a recebe.


Em resumo podíamos dizer que é um alongamento profundo e massagem de pressão, recebido deitado no chão, aonde o profissional pode incluir estímulos com as mãos, os pés, os cotovelos ou os joelhos.


O tratamento original não utiliza loções ou óleos e, ao contrário de algumas crenças difundidas, não exige que o recetor da massagem esteja nu ou com pouca roupa vestida. É, aliás, importante que o mesmo esteja com roupas largas e confortáveis.


A thai massage e influências da religião budista

A massagem tailandesa está intrinsecamente ligada à religião budista. Ao tratar das dores do próximo, o massagista pratica a caridade e o amor ao semelhante, sendo estes alguns dos ensinamentos largamente difundidos por Buda e levados à risca pela população tailandesa.


Atualmente é possível até assistir que alguns profissionais iniciam a thai massage com uma prece, chamada de Puja, com o intuito de esvaziarem a mente de influências desnecessárias e conseguirem concentrar a sua atenção na cura a que se estão a entregar.


A realização da thai massage é tida quase como uma missão espiritual e, de acordo com a crença em vigor, apenas um profissional concentrado e dedicado, que emerge num estado meditativo, vai conseguir perceber os pontos que necessitam de mais estímulo e fazer com que o Prana volte a circular da forma correta.



Benefícios da massagem tailandesa

Para além do descrito, a manipulação do corpo acaba por compreender o alongamento que é realizado nas articulações, assim como, as pressões que são realizadas em pontos estratégicos, que são chamados de linhas energéticas, traz vários benefícios.


Os alongamentos são feitos de forma suave, assim como são observados todos os limites de quem recebe a massagem, para que este possa ser ampliado de maneira gradativa, mas sem dor.


Conheça 4 dietas alimentares populares



Hoje em dia existe 4 técnicas comuns de inspiração tailandesa no ocidente


Thai massage tradicional – Muitas vezes, ouve-se falar num yoga passivo nesta massagem, pois o profissional efetua diversos alongamentos equivalentes às posições típicas do Yoga que vão ajudar no desbloqueio energético.


Massagem tailandesa com pindas – As pindas são um instrumento feito de tecido, normalmente linho, recheado com ervas e plantas medicinais que é aquecido a vapor para ser aplicado no corpo. Nesta técnica, consegue ter os benefícios da massagem, do calor que as pindas emanam e ainda o efeito terapêutico das ervas utilizadas.



Massagem tailandesa com Tok Sen – O Tok Sen é um instrumento parecido com um martelo, feito de madeira de tamarindo e também é utilizado sobre os meridianos energéticos do corpo. Através de movimentos de tapping, que promovem uma vibração, consegue-se atingir um nível muscular mais profundo, aumentando o estado de relaxamento.


Massagem tailandesa com óleo – São massagens habitualmente efetuadas com óleos aquecidos para potenciar o efeito sobre o organismo, sendo que o seu benefício depende das características de cada óleo utilizado e da técnica utilizada. Alguns óleos comummente utilizados são o cravinho (relaxamento muscular), o capim limão (relaxamento profundo), a laranja chinesa (desintoxicante) e o gengibre azul (energizante).



Tudo o que deve saber sobre spirulina está aqui



A thai massage ter muitos efeitos positivos, podendo até ter um efeito bastante energético, revelando-se perfeita para se realizar antes de um dia de trabalho, antes de uma reunião importante ou sempre que precisar de aliviar o stress revitalizando a sua energia.


No espaço Isabel Lopes – Loft encontra profissionais capacitadas com os ensinamentos tradicionais e profundamente entregues à sua causa: cuidar de si. Faça a sua marcação e experimente.


Posts recentes

Ver tudo