Proteja a sua pele durante o inverno

Os meses mais frios do ano podem ser cruéis para a nossa pele. Descubra algumas dicas para mantê-la saudável e coloque-as em prática o quanto antes.


Os meses frios exigem uma especial atenção, para que se conseguir manter uma pele brilhante, hidratada e, no fundo, saudável. O frio pode causar grandes estragos na nossa pele, desde a pele do rosto desidratada, lábios ressecados ou mãos secas ou com frieiras.


Anote algumas dicas para proteger a sua pele no inverno


1 # Use protetor solar

O protetor solar no inverno é um elemento fundamental para proteger a pele dos malefícios associados à exposição aos raios ultravioletas UV. Apesar de estarmos mais conscientes para a presença dos mesmos e os seus efeitos nefastos em época de sol intenso e verão, os raios solares UV estão presentes todo o ano, que chova quer faça sol. É essencial aplicar protetor solar na pele que possa estar exposta ao sol durante todo o ano.


2 # Aposte na hidratação

Durante o inverno, a humidade baixa do ar e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.


Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspeto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, é importante investir numa alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.



3 # Proteja os seus lábios

Com a chegada do inverno os lábios também podem sofrer muito com a desidratação provocada pelas baixas temperaturas. Essa desidratação causa descamação, aparecimento de fissuras, feridas e sangramento. Apesar de parecer algo banal, se negligenciada, essa situação pode favorecer infeções mais sérias causadas por fungos e bactérias.


A melhor forma de manter os lábios hidratados é com o uso de protetores labiais com filtro solar (os mesmos recomendados para o verão) à base de vaselina ou cera de abelha. Sempre que possível evite protetores labiais com cor ou fragrâncias.


4 # Evite banhos longos de água quente

Apesar de saber bem tomar um banho bem quentinho após um dia fora de casa no inverno, o duche de água quente e demorado pode danificar a sua pele e é mesmo uma das causas da pele seca durante o inverno. Defina a temperatura da água como morna, não quente e desfrute do seu duche sem causar danos na sua pele.


5 # Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta rica em nutrientes é essencial para manter uma pele bonita e é especialmente verdadeiro no inverno. Aceite de bom grado os morangos, aipo e pepinos, que são cheios de água e são bons para hidratar o corpo. Aposte também em proteínas, vitamina A, vitamina C e ácidos gordos, como ómega-3, pois são nutrientes que também combatem a pele seca no inverno.



Sabia que o inverno também é a altura ideal para fazer um peeling químico? Descubra aqui todos os seus benefícios!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo