Os melhores alimentos para uma pele saudável

Atualizado: Jul 20


A pele é o maior órgão do nosso corpo e também o mais exposto. Escolher os alimentos certos é meio caminho para manter uma pele saudável.



Os cuidados diários, tal como uma proteção adequada, fazem parte daquilo que uma pele precisa para ser saudável. A nutrição da pele pode começar desde dentro, a partir das nossas escolhas alimentares que, quanto melhores, maior a probabilidade de mantermos a nossa pele saudável.


Sabia que a nossa pele tem quase 2m2 e que funciona como uma barreira protetora do nosso organismo? Para além de todas as funções que desempenha, como sensoriais e de regulação térmica, a pele ajuda também a eliminar as substâncias do nosso organismo.


A alimentação torna-se a base para uma pele saudável, ajudando a prevenir alguns dos danos causados por fatores externos, tal como a exposição solar ou a poluição, stress, falta de sono ou sedentarismo, mantendo o tecido cutâneo salutar e, claro, mais bonito.



Passo a passo para uma rotina anti celulite



15 alimentos de A a Z que contribuem para uma pele saudável


1. Abacate

Este ingrediente é rico em antioxidantes, nomeadamente em vitamina E, não só ajuda a rejuvenescer a pele, através da produção de colagénio, como a hidrata, protege as células dos radicais livres e ajuda na absorção de vitaminas e minerais.


2. Abóbora

Rica em enzimas e alfa-hidroxiácidos, a abóbora pode suavizar a pele e restaurar seu pH. Além disso, por conter abundância de fibras e zinco, ainda ajuda a regular a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas presentes na pele.


3. Água

É essencial à sobrevivência e é de extrema importância para manter a pele hidratada. A pele contém aproximadamente 30% de água, o que contribui para a sua elasticidade e resiliência.


4. Aveia

Este alimento já era usado em banhos, por egípcios e árabes, para manter a pele saudável e cuidada. Hoje sabe-se que a aveia pode ajudar à hidratação e luminosidade da pele graças aos polissacarídeos e às suas propriedades anti-inflamatórias.


5. Batata-doce

Rica em vitamina C, reforça o sistema imunológico, ajuda na prevenção da diabetes e estimula a produção de colagénio, diminuindo as rugas.


6. Cenoura

Este alimento alcalinizante está repleto de fibras, potássio, vitamina A, C e B6, entre outros. A cenoura ajuda não só na prevenção de doenças, como purifica o organismo através da eliminação de toxinas. A vitamina A protege a pele dos danos solares e previne rugas prematuras, acne, pele seca, manchas e pigmentação.


7. Chá verde

Além das propriedades antinflamatórias e da sua ação protetora da membrana celular, o chá verde pode, inclusive, ajudar a pele na recuperação de queimaduras solares.


8. Chocolate preto

O chocolate preto é rico em antioxidantes como o flavanol, que possui ação fotoprotetora protegendo a pele contra os danos do sol, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando a hidratação da pele, sendo uma boa opção de consumo para a pele seca.


9. Couve

Rica em fibras e de baixa caloria, a couve é extremamente nutritiva, contendo as vitaminas A, B6, C e K, minerais como magnésio, cálcio e potássio e ainda compostos bioativos sulfurados e nitrogenados. Ajuda a reduzir a hiperpigmentação da pele e a estimular a produção de colágeno e a renovação celular.


10. Couve-flor

Fonte de fibras, fósforo, magnésio, folato e vitamina B6, C e K, a couve-flor é rica em um poderoso aminoácido chamado histidina que, assim como o ômega-3, impede que os raios ultravioletas causem danos na pele.



11. Frutas vermelhas

Frutas como morango, cereja, mirtilo, framboesa e amora são extremamente benéficas para a pele, pois são ricas em polifenóis e outros antioxidantes como a Vitamina C.


Além de ajudarem na uniformização do tom de pele e no combate aos radicais livres, as frutas vermelhas ainda melhoram a saúde cerebral, diminuem o colesterol, regulam os níveis de açúcar no sangue e a atividade intestinal e reduzem o risco de doenças cardiovasculares e diabetes.


12. Laranja

Este antioxidante natural atua como protetor da pele. A vitamina C é igualmente eficaz na proteção da pele contra os raios UVB e UVA.


13. Limão

O limão possui uma série de benefícios, agindo como um adstringente natural capaz de conferir firmeza e clarear a pele. Porém, seu uso tópico não é recomendado, pois, devido a sua acidez, pode causar manchas e queimaduras na pele quando exposto ao sol.


Pode sim, fazer milagres para a pele quando ingerido, já que é capaz de aumentar a produção de colágeno, combater os radicais livres e reduzir cicatrizes de acne.


14. Salmão

O salmão é rico em ómega-3, especialmente o DHA, que é um tipo de gordura boa e que faz parte da membrana das células da pele, responsável por manter a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas.


Além disso, o ômega-3 presente no salmão, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a prevenir o aparecimento de vermelhidão, acne, psoríase, lúpus ou alergias na pele, e a proteger a pele dos danos do sol que podem causar envelhecimento e aparecimento de rugas e linhas de expressão.



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Em suma, os melhores alimentos para uma pele perfeita são principalmente alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, ómega-3, betacarotenos e minerais como selénio e zinco, como salmão, castanha-do-pará, melancia ou tomate, já que têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora da pele, contribuindo para manter a pele saudável, hidratada, macia, firme e sem rugas.


Nestes alimentos pode encontrar grandes aliados no tratamento de acne, alergias, psoríase ou outras doenças da pele, e pode incluí-los na alimentação do dia a dia. Além da alimentação para uma pele saudável e perfeita, é fundamental manter uma hidratação adequada do corpo, sendo por isso recomendado a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia.



Não se esqueça ainda da importância de uma limpeza de pele regular, que deve ser realizada com profissionais qualificados, para obter os resultados esperados. Viste Isabel Lopes – Loft e marque já a sua sessão!


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