Microneedling: rejuvenescimento do decote e do pescoço
top of page

Microneedling: rejuvenescimento do decote e do pescoço

O microneedling é um tratamento estético indicado principalmente para o rosto. Fique a descobrir este procedimento que atua no rejuvenescimento da pele.



Quando falamos de tratamentos estéticos minimamente invasivos para o rejuvenescimento da pele, o microneedling é um forte concorrente a resultados de sucesso. A prática remonta a 1995, mas expandiu-se nos últimos anos. É um tratamento utilizado para tratar problemas da pele, através da produção de colagénio.


Trata-se de um procedimento que não exige tempo de inatividade e que é considerado seguro para a maioria das pessoas. É utilizado essencialmente no rosto, tendo como objetivo o rejuvenescimento da pele.


Um pequeno rolo portátil coberto de várias agulhas finas e alinhadas, que perfuram de forma superficial a sua pele, abrindo múltiplos canais que a tornam mais permeável. Não causa dor e é indicado para qualquer tipo e cor de pele, em qualquer altura do ano.



Procedimento por microagulhamento


O microneedling atua em procedimentos de rejuvenescimento e antienvelhecimento, assim como pode ser um recurso numa etapa final, antes de considerar a cirurgia estética na zona das pálpebras ou por manchas, causadas pelo sol.


O microagulhamento traduz-se em picadas na pele que causam pequenos ferimentos, aos quais a pele responde formando um novo tecido, rico em colagénio. Através deste processo, a pele é estimulada. O novo tecido cutâneo surge, então, mais uniforme, quer na tonalidade, quer na sua textura.


Antes de iniciar o tratamento, é utilizado um anestésico tópico para evitar que sinta dor. No final, o especialista pode entender que beneficia da aplicação de um sérum ou tratamento calmante. Quanto mais longas são as agulhas, mais profundos são os canais abertos na pele e em mais profundidade é possível tratar diferentes condições.


Pretende-se que o microneedling origine um traumatismo suave nos tecidos, que são as micro-punções que quebram de forma microscópica, alguns vasos sanguíneos situados abaixo da superfície cutânea. É quando o sangue coagula, que se cria o ambiente adequado para a formação de novo colagénio e elastina, os elementos essenciais para uma pele com aparência jovem.


Durante o procedimento, que pode durar até 2 horas, as pequenas picadas na pele ocorrem pelo uso de uma ferramenta semelhante a uma canela, movida uniformemente na pele, para que a nova pele também nasça uniforme.



O que acontece depois deste tratamento de rejuvenescimento?


Se o que a preocupa é o pós-tratamento, pode ficar descansada, porque o tempo de recuperação é mínimo ou totalmente nulo. Pode vir a notar alguma irritação na pele e vermelhidão nos primeiros dias, mas esta é uma resposta natural às picadas das agulhas.


A maquiagem pode camuflar a vermelhidão, se tal for algo que incomode. A pele também estará sensível à exposição solar, pelo que esta deve ser evitada e o protetor solar é obrigatório. Um sérum hidratante, de preferência com ácido hialurónico e antioxidantes, vai otimizar o tratamento de rejuvenescimento.


Após o tratamento, a pele será conduzida ao rejuvenescimento de novos tecidos e os resultados apresentam-se visíveis em poucas semanas. Para manter os resultados do microagulhamento, pode precisar de algumas sessões e/ou tratamentos complementares.


De acordo com um estudo publicado em 2008, a pele tratada com quatro sessões de microagulhamento mensais, consegue produzir um aumento de até 400% no colagénio e elastina, seis meses após a conclusão do tratamento.



Indicação de utilização do microneedling


Este procedimento de rejuvenescimento é indicado para o rosto, a fim de tratar situações de manchas solares, cicatrizes de acne, poros grandes, linhas finas e rugas, rosácea, elasticidade da pele reduzida e tom de pele irregular.


Para além do apresentado, pode ainda ser utilizado para outros tipos de cicatrizes, dependendo da avaliação técnica. Outras partes do corpo também reagem positivamente, uma vez que se demonstra eficaz para o tratamento de estrias nas coxas e área abdominal, quando combinado com preenchimentos.


Este tratamento estético apenas está contraindicado para grávidas, se tem doenças de pele como psoríase ou eczema, assim como feridas abertas, se fez terapia de radiação recentemente ou, se tem um histórico de cicatrizes na pele.


O microneedling é considerado um tratamento estético eficaz, deixando a sua pele fica mais brilhante e mais firme, e pode ser incorporado em procedimentos como peelings ou outros, associados ao rejuvenescimento da pele.



bottom of page