Faça você mesmo a sua drenagem linfática
top of page

Faça você mesmo a sua drenagem linfática

Entre as visitas a um profissional qualificado, pode fazer a sua própria drenagem linfática manual em casa. Descubra como aqui mesmo.



O sistema linfático desempenha um papel importante no combate às infeções e na absorção do excesso de fluidos, gorduras e resíduos tóxicos de todo o corpo. A drenagem linfática em si, consiste em linfonodos, vasos, baço e timo.


A falta de exercícios, a deficiência de iodo, doenças ou desequilíbrios digestivos podem obstruir o sistema linfático e causar problemas de saúde e doenças. Através da drenagem linfática é possível limpar o sistema linfático de forma natural, melhorando problemas de pele, artrite, celulite, dores de cabeça, resfriados, infeções, fadiga, colesterol, distúrbios digestivos e saúde geral.



6 Formas naturais para impulsionar um sistema linfático lento


1 # Drenagem linfática manual

É um tipo de massagem estimula a circulação da linfa e drena gorduras, líquidos, toxinas e outros resíduos de suas células. Apesar de ser indicada a sua realização junto de profissionais especializados, existem técnicas que pode realizar em casa.


2 # Atividade física

Qualquer tipo de exercício ajude a estimular o sistema linfático, sendo que os exercícios com saltos são a melhor maneira de manter o sistema linfático a fluir suave e naturalmente. Enquanto os músculos se movem, eles massajam o sistema linfático, o que melhora o fluxo.


3 # Alimentação saudável

Uma dieta saudável produz menos toxinas e resíduos, o que reduz a probabilidade de contribuir para um sistema linfático obstruído. O ideal será optar por produtos orgânicos, tanto quanto possível.


Alguns alimentos ajudam especialmente a promover o fluxo linfático, uma vez que fornecem vitaminas, minerais, antioxidantes, ácidos graxos e outros fitonutrientes benéficos ao fluxo linfático e com função da limpeza do corpo.



Adicione alguns deles à sua próxima lista de compras:

· Frutas vermelhas

· Vegetais, especialmente verduras folhosas, graças ao seu conteúdo de clorofila

· Óleo de linhaça

· Spirulina

· Nozes

· Amêndoas

· Castanha-do-pará

· Sementes de chia

· Abacate


Em contrapartida, risque da sua lista alimentos que produzem resíduos tóxicos e que podem obstruir o seu sistema linfático:

· Adoçantes artificiais e açúcar

· Conservantes

· Grãos refinados

· Alimentos processados

· Alimentos ricos em sal

· Doces e assados



4 # Hidratação

O nosso corpo precisa de água para se manter hidratado e manter o fluxo adequado do fluido linfático. Pode estabelecer a regra de beber de 6 a 8 copos de água filtrada ou purificada por dia e dizer “não” aos refrigerantes, bebidas desportivas e sumos de frutas disponíveis no mercado.


5 # Quente / Frio

Alternar o banho quente e frio por vários minutos tem um efeito benéfico no fluxo sanguíneo e linfático. Por um lado, o calor faz com que os vasos se dilatem e, por outro, o frio faz com que se contraiam. No entanto, esta técnica deve ser evitada durante a gravidez ou por pessoas com problemas cardíacos ou de pressão arterial.


6 # Roupas soltas

Sabia que as roupas apertadas diminuem o fluxo linfático e podem causar bloqueios e, portanto, comprometer o sistema linfático? Para evitar isso, certifique-se que usa roupas soltas ou que, pelo menos, não sejam demasiado apertadas.


Passo a passo para realizar uma massagem drenante em casa

A massagem em casa pode ser feita com as suas próprias mãos, mas se considerar que elas não são fortes o suficiente, pode recorrer a algumas ferramentas corporais, tal como os rolos que, com um creme com compostos antioxidantes ou simplesmente o seu creme hidratante de eleição, pode drenar a si mesmo.


O ideal será massajar os braços, pernas e zona abdominal entre 3 e 4 vezes por semana, o que se for feito por um profissional, poderá ser suficiente apenas 1 ou 2 vezes, variando de caso para caso e corpo para corpo, já que somos todos diferentes.


  1. Comece a sua massagem de frente para um espelho e a pressionar a área logo abaixo da clavícula.

  2. Pressione a axila três vezes com a mão direita e vice-versa.

  3. Continue os movimentos sobre os braços, com leve pressão do cotovelo até ao ombro e repita do outro lado.

  4. Para massajar a zona abdominal, pressione as palmas das mãos na área entre os ossos do quadril e, com as mãos sobrepostas, faça movimentos circulares ao redor do umbigo por cerca de 5 vezes.

  5. Em seguida pode mesmo beliscar toda a área do estômago, por cerca de 1 minuto ou até que a pele fique ligeiramente rosada.

  6. Para drenar a metade inferior do corpo, comece na virilha, onde estão os nódulos inguinais. Pressione três vezes e, em seguida, de punho fechado, deslize as mãos do joelho para cima, cerca de 8 vezes, terminando apertando a parte de trás do joelho por 3 vezes e deslizando as mãos do pé até ao joelho, por cerca de 10 vezes.



Cuidados após a massagem caseira

Toda este processo de drenar o corpo sozinha pode levar até 20 minutos do seu tempo, mas tenha em atenção que uma das partes mais importantes ainda está por vir. É necessário priorizar a hidratação da pele nas 48 horas seguintes à massagem, seja ela feita pelo profissional ou por si mesmo, para promover e facilitar a drenagem.


Claro está que evitar os alimentos que contribuem para um sistema linfático lento também vai fazer parte do compromisso, mas sem necessidade de ficar obcecado com os resultados, importa reforçar que somos todos diferentes, passiveis de diferentes resultados e o objetivo último deve ser sempre o seu bem-estar físico e psicológico.



O papel do profissional qualificado

A drenagem linfática é um tipo de massagem que estimula a drenagem natural da linfa, o que ajuda a eliminar os resíduos do corpo, sendo o seu objetivo mover o fluido para fora dos tecidos e para os nódulos linfáticos, onde bactérias, vírus e outros microrganismos prejudiciais são destruídos.


Por toda a sua importância, o especialista em drenagem linfática vai fazer com que numa sessão semanal adequada, o seu o sistema imunológico saia fortalecido, reduza a celulite e textura da pele, para além de o ajudar a manter um melhor estado de espírito.




bottom of page