Descubra como tratar a couperose

Atualizado: Abr 18

Quando a pele está fragilizada, pode despoletar algumas reações como a couperose. Descubra que tratamentos de rosto existem para ajudar a minimizar essa problemática.


A couperose é muitas vezes confundida com a rosácea. Trata-se de uma reação comum à fragilidade da pele, que pode manifestar-se através de sensações de calor e vermelhidão. Sem tratamento, a vermelhidão pode instalar-se permanentemente.


A couperose, que é também uma forma de rosácea, dá-se pela dilatação excessiva dos capilares que regam a pele, devido à má circulação sanguínea. É uma situação mais visível em pessoas com peles de tez clara e textura fina, sendo comum aparecer nas maçãs do rosto, pómulos e narinas.


Quando surge, a couperose aparece a remarcar os capilares na pele, com formas ramificadas, provocando uma forte diminuição da dose de oxigénio à derme. Apesar desta problemática costumar ser leve e não causar demasiadas complicações, pode levar a problemas mais sérios se não for devidamente tratada.



3 Tratamentos de Rosto que merecem a sua atenção



As principais características da couperose

Existe uma maior prevalência nas mulheres, sobretudo nas que têm um tipo de pele sensível, branca ou fina, com tendência a avermelhar facilmente. Surgem, primeiramente, pequenas veias varicosas, com traços de cor púrpura ou avermelhados, que pode ser acompanhado ainda com pouca elasticidade da pele ou papulo-pústulas (acne rosáceo).


A couperose pode surgir em todo o tipo de pele, embora algumas tenham uma maior propensão o que, favorecido com outros fatores, contribui para o seu aparecimento. Na maioria dos casos, não está relacionada com alguma doença subjacente, aparecendo lenta e progressivamente.


Causas que influenciam o aparecimento da couperose

· Alteração brusca de temperatura;

· Exposição desprotegida ao vento ou às radiações;

· Elementos hormonais;

· Compressão dos vasos sanguíneos;

· Ingestão em excesso de álcool, café, comidas picantes e tabaco;

· Transtornos digestivos.


Estética Masculina: procedimentos e cuidados


3 tratamentos de rosto para tratar a couperose

É de extrema importância tratar da hidratação da pele, reparando-a e acalmando-a, melhorando a sua elasticidade e firmeza, e contribuindo para uma melhor circulação sanguínea dos vasos. Nesse sentido, existem diferentes tratamentos para atuar na couperose.


Limpeza de pele profunda

A limpeza da pele não pode ser desvalorizada, quando falamos de questões como a couperose. É importante realizar uma desintoxicação facial com alguma frequência, uma vez que quando o rosto sensível é exposto a agressões externas, experienciam danos na pele.


Este tratamento de rosto é também um hábito saudável a incutir, para manter a sua pele saudável e bonita. A frequência da limpeza vai depender da avaliação do tipo e estado da sua pele.

Aqua Genomics

O nome deste tratamento não é tão comum, mas os resultados que proporcionam vão falar por si. A Aqua Genomics é uma linha de hidratação recente, de Bruno Vassari, cujos produtos compõem fórmula com ativos baseados na expressão cosmetogenómica.


A sua finalidade é fomentar a expressão dos fatores de hidratação, conseguindo que a epiderme encontre um equilíbrio perfeito, entre a concentração de água e lípidos, resultando numa pele extremamente nutrida e reduzindo para a contribuição dos fatores propensos para a couperose.



Tratamento Calmante Descongestivo

É um tratamento desenvolvido para tratar de pele sensível, sendo o tipo mais propenso ao desenvolvimento de couperose. Cerca de 50% da população europeia padece de pele sensível, sofrendo bastante com as agressões externas e as alterações fisiológicas, uma vez que a sua capacidade de adaptação é mais reduzida.


A sensibilidade relaciona-se com uma alteração da função barreira, que faz com que a epiderme seja mais sensível aos estímulos exteriores. É um tratamento indicado para realização mensal, incidindo sobre a redução da sensibilidade das peles delicadas.


Tratamento Skin Comfort - Couperose

Este tratamento de rosto é concebido especialmente para tratar peles com couperose, com objetivo principal de levar água, conforto e elasticidade, a fim de tornar a pele mais resistente, face às agressões externas.


Este tratamento induz sobre a redução da vermelhidão e reforça os vasos capilares, evitando a sua rutura. A frequência recomendada para este tratamento é de uma sessão mensal.


Esta questão e outras doenças de pele devem ser avaliadas, para que possam receber os cuidados adequados, prevenindo o seu agravamento e reduzindo a sua intensidade. Na Isabel Lopes – Loft encontra vários tratamentos de rosto para ajudar a manter a sua pele saudável e feliz.


Posts recentes

Ver tudo