Descubra como tratar a couperose
top of page

Descubra como tratar a couperose

Quando a pele está fragilizada, pode despoletar algumas reações como a couperose. Descubra que tratamentos de rosto existem para ajudar a minimizar essa problemática.


A couperose é muitas vezes confundida com a rosácea. Trata-se de uma reação comum à fragilidade da pele, que pode manifestar-se através de sensações de calor e vermelhidão. Sem tratamento, a vermelhidão pode instalar-se permanentemente.


A couperose, que é também uma forma de rosácea, dá-se pela dilatação excessiva dos capilares que regam a pele, devido à má circulação sanguínea. É uma situação mais visível em pessoas com peles de tez clara e textura fina, sendo comum aparecer nas maçãs do rosto, pómulos e narinas.


Quando surge, a couperose aparece a remarcar os capilares na pele, com formas ramificadas, provocando uma forte diminuição da dose de oxigénio à derme. Apesar desta problemática costumar ser leve e não causar demasiadas complicações, pode levar a problemas mais sérios se não for devidamente tratada.





As principais características da couperose

Existe uma maior prevalência nas mulheres, sobretudo nas que têm um tipo de pele sensível, branca ou fina, com tendência a avermelhar facilmente. Surgem, primeiramente, pequenas veias varicosas, com traços de cor púrpura ou avermelhados, que pode ser acompanhado ainda com pouca elasticidade da pele ou papulo-pústulas (acne rosáceo).


A couperose pode surgir em todo o tipo de pele, embora algumas tenham uma maior propensão o que, favorecido com outros fatores, contribui para o seu aparecimento. Na maioria dos casos, não está relacionada com alguma doença subjacente, aparecendo lenta e progressivamente.


Causas que influenciam o aparecimento da couperose

· Alteração brusca de temperatura;

· Exposição desprotegida ao vento ou às radiações;

· Elementos hormonais;

· Compressão dos vasos sanguíneos;

· Ingestão em excesso de álcool, café, comidas picantes e tabaco;

· Transtornos digestivos.



3 tratamentos de rosto para tratar a couperose

É de extrema importância tratar da hidratação da pele, reparando-a e acalmando-a, melhorando a sua elasticidade e firmeza, e contribuindo para uma melhor circulação sanguínea dos vasos. Nesse sentido, existem diferentes tratamentos para atuar na couperose.


A limpeza da pele não pode ser desvalorizada, quando falamos de questões como a couperose. É importante realizar uma desintoxicação facial com alguma frequência, uma vez que quando o rosto sensível é exposto a agressões externas, experienciam danos na pele.


Este tratamento de rosto é também um hábito saudável a incutir, para manter a sua pele saudável e bonita. A frequência da limpeza vai depender da avaliação do tipo e estado da sua pele.

O nome deste tratamento não é tão comum, mas os resultados que proporcionam vão falar por si. A Aqua Genomics é uma linha de hidratação recente, de Bruno Vassari, cujos produtos compõem fórmula com ativos baseados na expressão cosmetogenómica.


A sua finalidade é fomentar a expressão dos fatores de hidratação, conseguindo que a epiderme encontre um equilíbrio perfeito, entre a concentração de água e lípidos, resultando numa pele extremamente nutrida e reduzindo para a contribuição dos fatores propensos para a couperose.



É um tratamento desenvolvido para tratar de pele sensível, sendo o tipo mais propenso ao desenvolvimento de couperose. Cerca de 50% da população europeia padece de pele sensível, sofrendo bastante com as agressões externas e as alterações fisiológicas, uma vez que a sua capacidade de adaptação é mais reduzida.


A sensibilidade relaciona-se com uma alteração da função barreira, que faz com que a epiderme seja mais sensível aos estímulos exteriores. É um tratamento indicado para realização mensal, incidindo sobre a redução da sensibilidade das peles delicadas.


Este tratamento de rosto é concebido especialmente para tratar peles com couperose, com objetivo principal de levar água, conforto e elasticidade, a fim de tornar a pele mais resistente, face às agressões externas.


Este tratamento induz sobre a redução da vermelhidão e reforça os vasos capilares, evitando a sua rutura. A frequência recomendada para este tratamento é de uma sessão mensal.


Esta questão e outras doenças de pele devem ser avaliadas, para que possam receber os cuidados adequados, prevenindo o seu agravamento e reduzindo a sua intensidade. Na Isabel Lopes – Loft encontra vários tratamentos de rosto para ajudar a manter a sua pele saudável e feliz.


bottom of page