Descubra como receber a menopausa


A menopausa é um processo natural da vida, mas que tem indícios e impacto na pele nem sempre agradáveis. Descubra algumas formas de reduzir os seus sintomas.



Cerca de 80% das mulheres que se encontram na menopausa referem um conjunto de sintomas desagradáveis, tais como ondas de calor, suores noturnos, dores de cabeça, insónia, alterações no humor, depressão, diminuição da libido, aumento e redistribuição da gordura corporal e aumento do peso.


Com a menopausa dá-se a extinção da menstruação e da função reprodutiva, devido à redução da atividade ovariana. É comum ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade, quando o início do declínio dos níveis de estrogénio costuma acontecer.


Apesar disto, uma mulher pode atingir a fase da pós-menopausa apenas aos 50 anos, ou ainda mais tarde, período em que o sangramento menstrual termina por pelo menos um ano e quase nenhum estrogénio é libertado pelos ovários. Existe, também, a menopausa precoce, antes dos 45 anos de idade e, a prematura, antes dos 40.



Conheça o tratamento anti idade regenerante



Reconheça-se no seu corpo após a chegada da menopausa

A menopausa afeta o corpo de diversas maneiras. Com ela surge a queda na produção das hormonas feminina, o metabolismo mais lento e a composição corporal muda. Estas alterações podem ser a causa do aumento da gordura abdominal e corporal, da diminuição da massa muscular, uma maior propensão ao ganho de peso, o enfraquecimento do cabelo e das unhas, o aumento a flacidez e a pele seca.


A redução nos níveis de estrogénio leva à diminui da produção de elastina e colagénio, as proteínas responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. Com isso, costuma ocorrer um aumento da flacidez de pele e surgem as rugas mais profundas.


Nos primeiros anos após a menopausa, a produção de colagénio cai drasticamente, chegando a verificar-se uma perda de cerca de 30%. Além disso, estas alterações hormonais provocam uma redução nas secreções das glândulas sebáceas e sudoríparas, responsável pelo ressecamento da pele e propicia o surgimento de linhas de expressão.


Já no que respeita aos cabelos, pelos e unhas, estes também podem ficar mais opacos e quebradiços, enquanto o aumento da hormona masculina, a testosterona, pode ocasionar o surgimento de pelos na face, principalmente nas regiões do queixo e buço.


Cuide da sua pele na menopausa

Existem sempre alguns cuidados diários que podem ser aliados na hora de cuidar da saúde da sua pele, mesmo durante a menopausa. A começar pela alimentação, esta deve ser rica em ómega-3, vitaminas, minerais e fibras.


A hidratação é de extrema importância, sendo recomendado o consumo de, no mínimo, oito copos de água por dia e evitar alimentos muito quentes e condimentados. Além disso, os banhos muito quentes e com sabonetes muito perfumados, que possam irritar a pele, também são de evitar.


Para completar a hidratação da pele, pode utilizar um creme apropriado para seu tipo de pele, nomeadamente da linha Bruno Vassari, especialmente preparados para peles sensíveis e maduras ou fazer um tratamento de hidratação completo, que inclui vitaminas, oligoelementos e extratos vegetais para reforçar a barreira hidrolipídica, recuperando uma pele elástica e hidratada.



Microneedling: rejuvenescimento do decote e do pescoço



Dicas para reduzir os sintomas da menopausa e sentir-se melhor

  • Reforçar a alimentação rica em cálcio e vitamina D;

  • Manutenção de um peso saudável;

  • Evitar alimentos desencadeadores de sintomas como cafeina, álcool, açucarados ou picantes;

  • Optar por alimentos ricos em fitoestrogénios, tais como soja e derivados, tofu, sementes de linhaça e de gergelim, feijão, alho, ameixa, azeite, pistácio, amêndoa, avelã, caju, ervilhas e frutos vermelhos;

  • Reduzir o consumo de alimentos processados;

  • Praticar atividade física;

  • Parar de fumar e evitar exposição ao fumo passivo e limitar;

  • Vestir-se confortavelmente;

  • Tomar suplementos naturais, como probióticos e outros;

  • Pratique o autocuidado;

  • Procure ajuda de um profissional se sentir mau estar psicológico.



Tratamentos não invasivos que vão tornar-se os seus aliados


Peeling químico – Indicado para as rugas finas e dispersas e para as manchas do sol ou da idade.


Radiofrequência de rosto e corpo Permite a regeneração da pele, que permanece mais firme, oxigenada e hidratada, ativando os processos naturais de regeneração de colagénio. Combate a flacidez, elimina rugas, linhas de expressão e gordura localizada.


Tratamento antienvelhecimento – Recomendado para peles que iniciam um processo de desaceleração na regeneração celular.


Tratamento com ácido hialurónico – Indicado para todo o tipo de pele, especialmente para aquele tipo que necessita restabelecer o grau de hidratação, mantendo a pele em ótimo estado.



A menopausa é uma parte natural da nossa vida. Embora possa ter alguns sintomas desagradáveis, é possível ter qualidade de vida e sentir-se bem com apenas algumas mudanças simples no seu dia a dia. Marque a sua consulta e comece já hoje a cuidar de si!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo