Cronograma capilar: faça a sua própria rotina



Cuidar do cabelo é estar na moda. Um cabelo saudável fica bem a todos e é possível consegui-lo através do cronograma capilar. Descubra como aqui.


A saúde é um tópico central na nossa vida, principalmente no último ano e, a saúde capilar não é exceção. Os cuidados com o cabelo também sofreram grandes alterações com as quarentenas e confinamentos impostos. É tempo de aproveitar estas paragens forçadas para aprender mais sobre o nosso próprio cabelo e sobre como mantê-lo saudável.


O cronograma capilar resume-se a uma rotina de cuidados com o cabelo que é composta por três passos fundamentais à manutenção da saúde dos fios: hidratação, nutrição e reconstrução. Independentemente do tipo de cabelo que tenha, isto é, seja ele liso, ondulado, crespo, se está danificado ou em transição, só tem a beneficiar se fizer o cronograma capilar.


Para começar o cronograma capilar é necessário fazer um teste de porosidade e, a partir dele, definir se o cabelo está a precisar mais de hidratação, nutrição ou reconstrução. Em seguida, o cronograma capilar funciona pelo intercalar dos três passos antes mencionados.



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Em primeiro lugar, faça o teste de porosidade

Este teste é muito simples e pode fazê-lo, sozinha em casa. Para tal, precisa de um copo com água e um fio do seu cabelo. Os resultados possíveis são três:

1) o fio boia na superfície da água e, neste caso, significa que precisa de hidratação;

2) o cabelo não boia, mas também não se afunda, o que significa que precisa de nutrição e;

3) o cabelo afunda na água, querendo isto dizer que precisa de reconstrução.


A hidratação consiste em reabastecer a água perdida pelos cabelos. Esta fase tem o objetivo de dar movimento e brilho. Não se preocupe com o excesso de hidratação, pois nenhum dano vai trazer ao seu cabelo. Contudo, uma rotina apenas focada nesta fase vai ser incompleta, pois vão faltar os nutrientes e as proteínas. Para uma fase de hidratação saudável, procure produtos que contenham extrato vegetal, vitamina E, ácido lático e glicerina.


Já a nutrição restabelece os nutrientes e, por fim, a reconstrução trata de reabastecer as fibras e proteínas perdidas. A nutrição vai proporcionar um cabelo mais macio, maleável e vai ajudar a selar e manter a hidratação. Em excesso, pode levar a cabelos com aparência oleosa. Os produtos a incluir nesta fase devem passar por manteigas ou óleos naturais, como azeitona, amêndoa, argão, abacate ou outros.


Por fim, a reconstrução é o que vai promover a força do cabelo, reduzindo a porosidade e evitando a queda dos fios. A reconstrução é fundamental para cabelos que passam por processos de coloração, alisamentos e outros que danifiquem os fios.


É, porém, necessário estar atento para não cair em excesso de reconstrução, uma vez que o cabelo pode ficar um pouco rígido, devido à quantidade de proteína que recebe. Os melhores produtos para a reconstrução são os que contêm aminoácidos e proteínas hidrolisadas, como queratinas, glicina e outros.


Depois de descobrir o que é que o seu cabelo mais precisa, está na hora de montar o seu cronograma capilar e definir a ordem do mesmo, durante um período de quatro semanas. Assim, seguem alguns exemplos de programas que pode seguir, de acordo com a necessidade do seu cabelo.



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Cronograma capilar com foco na hidratação

Cronograma capilar com foco na nutrição

Cronograma capilar com foco na reconstrução

Entre cada tratamento deve existir um descanso de, pelo menos, 48 horas. Desta forma, vai permitir que os ativos possam agir sobre os fios do seu cabelo. Após o ciclo de 4 semanas é possível começar a sentir a diferença nos fios. O tempo até que o cronograma capilar leva até fazer um efeito significativo já depende da necessidade de intervenção do seu cabelo.


Para verificar se está a caminhar em direção aos resultados pretendidos ou se precisa de alterar o foco do seu cronograma capilar, pode realizar um novo teste de porosidade no final de cada ciclo.



Tem dúvidas sobre como iniciar o seu cronograma capilar?

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