Conhece o seu rosto? Ele é cheio de músculos!

Atualizado: Ago 21



O nosso rosto é cheio de músculos elásticos, com capacidade de se contrair e estender, mostrando as nossas expressões de riso, choro e outros. Conheça-o melhor aqui.


O nosso rosto tem diferentes músculos que, pela sua capacidade elástica, conseguem revelar as nossas expressões faciais, contraindo-se apenas quando o nervo responsável peles movimentos está no seu estado perfeito. Tal pode acontecer devido a alguma rutura ou à paralisação, o que impede o músculo de se mover.


Os músculos movimentam-se quando recebem o nosso comando e só se contraem também quando queremos, salvo a presença de alguma patologia. Na sua morfologia, os músculos que se movimentam são os músculos estriados, formados por fibras longas com vários núcleos.


Cada conjunto de fibras musculares é separado do outro por tecido conjuntivo, que confere sustentação ao mesmo e o fortalece. Cada músculo é, por fim, revestido por uma membrada, a aponevrose, que termina em dois cordões fibrosos muito resistentes, que são os tendões. São estes que, por fim, se ligam aos nossos ossos.


Se gosta de aprender sobre o corpo humano e de conhecer melhor o seu próprio corpo, descubra aqui cada músculo do seu rosto, assim como a sua função.



Rejuvenescimento da pele sem cirurgia



São 11 os músculos presentes no nosso rosto:


1 # Músculo masséter – Este é o músculo responsável pela atividade de mastigação.


2 # Músculo elevador do lábio superior ou quadrado superior – O lábio superior é levantado por esse músculo, o que dá ao rosto uma expressão de desgosto. Na verdade, ele deixa imóveis os ângulos da boca enquanto dilata as narinas como na ação de cheirar.


3 # Músculo zigomático maior – Quando contraído, ele puxa o ângulo da boca, para cima e para o lado, dando a expressão facial de alegria, sorriso.


4 # Músculo triangular da face – Quando contraído, puxa os cantos da boca para baixo e lateralmente. Imprime ao rosto uma impressão de desgosto ou de riso forçado.


5 # Músculo depressor do lábio inferior ou quadrado inferior – Puxa para baixo e para fora o lábio inferior, dando à boca uma expressão de desgosto.


6 # Mento – Eleva e desloca para frente o lábio inferior.


7 # Músculo orbicular da boca – É responsável por fechar a boca.


8 # Músculo corrugador – Puxa a sobrancelha para baixo e para o meio, produzindo as rugas verticais na testa.


9 # Músculo orbicular do olho – Dito também orbicular das pálpebras. Está disposto em anel, à volta do olho e, com as suas contrações, determina o fechamento das pálpebras, e intervém na distribuição das lágrimas.


10 # Músculo frontal – Quando contraído, forma as rugas horizontais na testa.


11 # Músculo risório – Puxa o ângulo da boca para trás.



Descubra as vantagens de um peeling químico



2 Exercícios faciais para um rosto rejuvenescido

Agora que conhece melhor cada parte do seu rosto, descubra alguns exercícios faciais para conseguir uma pele mais firme e radiante. Estes podem ser realizados de três a cinco vezes por semana, durante cerca de 20 minutos e revelam resultados fantásticos.


Com mais de 50 músculos diferentes para trabalhar, os exercícios faciais estimulam a circulação do sangue para as diferentes áreas do rosto, reabastecendo o fornecimento de oxigénio nos músculos e na pele, o que vai resultar numa pele brilhante com um aspeto saudável.



Exercício 1: Reafirmar a pele à volta do nariz

Diz-se que o sorriso é a melhor curva que podemos evidenciar. Então sorria o máximo que puder e pressione, com as pontas dos dedos, nas dobras entre o nariz e os lábios. Levante os músculos enquanto pressiona com as pontas dos dedos para resistência. Com este exercício vai fortalecer os músculos para promover umas bochechas levantadas e redondas.


Exercício 2: Yoga facial

O yoga facial é focado no relaxamento e tonificação do rosto, com objetivo de neutralizar os efeitos das expressões faciais tensas, para deixar os músculos e a pele relaxados e rejuvenescidos.


Basta esfregar as mãos, para aquecê-las, e colocar as palmas das mãos sobre os olhos fechados, deixando-as assim por uns minutos, enquanto respira profundamente. Este exercício também vai aliviar qualquer tensão presente na área dos olhos.



3 tratamentos de rosto que merecem a sua atenção



Experimente fazer os exercícios de tonificação do rosto deitada e sempre à mesma hora, para não se esquecer, lembrando de não puxar ou empurrar a pele de forma agressiva, para não acentuar as rugas.


Pode ainda combinar os exercícios faciais com alguns tratamentos de rosto, tais como a radiofrequência, o peeling químico, tratamento com ácido hialurónico, sem esquecer do básico, isto é, a limpeza facial e um tratamento de hidratação.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo