Como manter o bronzeado por mais tempo


Da esfoliação à alimentação, é possível prolongar os efeitos do bronzeado na pele. Veja aqui algumas dicas para manter a cor do verão por mais tempo.



O verão está quase a chegar ao fim e é inevitável a perda do bronzeado para o qual investiu. O tempo de fixação do bronzeado varia muito de pessoa para pessoa, e dos cuidados de cada um. Em média, a chamada cor de verão costuma desaparecer entre 30 a 60 dias após a exposição solar. Apesar disto, existem algumas dicas simples que podem ajudar a prolongar o bronzeado por mais tempo.



Limpeza de pele profunda ou limpeza diária?



1. Exposição solar

A primeira coisa que devemos falar é da forma como nos expomos ao sol e de como isso vai afetar a duração do nosso bronzeado. Para atingir a cor dourada e não aquela que descasca facilmente, é importante fazer uma exposição ao sol gradual e constante.


O protetor solar com fator de proteção mais alta nos primeiros dias, podendo diminuir o FPS gradualmente com a continuidade da exposição solar, assim como evitar o sol entre as 12 horas e as 16 horas, são decisivos para manter uma pele e bronzeado saudáveis. Conheça aqui qual é o melhor protetor solar.


2. Hidratar a pele

O primeiro passo essencial é aplicar um bom hidratante para ter uma pele bonita e hidratada. Faça de manhã e à noite. Os cremes reparadores antioxidantes enriquecidos com vitaminas E e C podem ser utilizados para nutrir a pele durante a noite. A vitamina C minimiza os danos que o sol e os radicais livres impactam nas células da pele.


A hidratação do corpo é também uma das dicas que faz parte das regras básicas para uma pele saudável. É essencial manter o corpo hidratado, pelo que beber bastante água durante o dia deve ser rotina e tal vai refletir-se na pele e no bronzeado.



3. Após a exposição solar

É importante aplicar um after sun para acalmar e regenerar a pele após a exposição solar. O leite facial e corporal é uma boa opção para depois do sol, pois não só repara, acalma e hidrata a pele, como também ajuda a prolongar o bronzeado.


Estes produtos após a exposição ao sol ajudam a recuperar os danos celulares causados pelo sol, evitando que a pele descame e fazendo com que o bronzeado dure mais tempo. Além deles, os hidratantes com aloé vera e óleo rosa mosqueta durante o dia ajudam a evitar que a pele resseque.


4. Alimentação

Alguns alimentos como a laranja, o tomate, cenoura, acelga, melão, melancia são grandes apoiantes na hora de prolongar o bronzeado, em parte graças aos betacarotenos que têm presentes na sua constituição.


O salmão também é um dos alimentos indicados que previne o envelhecimento precoce, ajuda a melhorar a luminosidade e a firmeza da pele, ajudando-a a reparar-se dos danos solares. Se gostar de frutos secos, saiba que as nozes podem ajudar muito a manter o bronzeado, embora não deva exagerar na quantidade, já que são calóricas.



Os melhores alimentos para uma pele saudável



5. Esfoliar a pele

Para retirar as células mortas e deixar um bronzeado e tom dourado por mais tempo, é importante fazer uma boa esfoliação da pele. A esfoliação da pele não vai eliminar o bronzeado, mas apenas as células mortas e vai favorecer a produção de colagénio, conferindo um aspeto mais saudável à pele.


A regra é, portante, esfoliar mais frequentemente, mas mais suavemente. Usar protetor solar no dia a dia é de extrema importância para uma pele saudável, mas isto leva-nos a falar da esfoliação, uma vez que os filtros solares não são facilmente removidos da pele e é necessário oxigenar os poros, depois de estarem cobertos por horas.


A esfoliação pode então ser feita pelo menos duas vezes por semana, com produtos à base de óleo, de preferência com ação enzimática e não mecânica, que limpam e nutrem a pele no momento, ao mesmo tempo que retiram os resíduos acumulados.



Conhece realmente o seu tipo de pele?



6. Duches de água fria

Mesmo com a pele devidamente protegida, ela fica mais desidratada e fragilizada com a exposição solar. Os banhos quentes e demorados vão fazer com que a pele resseque e retirar a oleosidade natural e que é essencial para manter o bronzeado.


Os banhos revigorantes e revitalizantes com água fria vão ajudar a evitar a desidratação da pele, além de cuidar do seu bronzeado. Uma dica extra é substituir os sabonetes e géis de banhos por versões de limpeza em creme ou óleos de banho.



7. Autobronzeadores

A dihidroxiacetona (DHA) é a molécula que permite que os autobronzeadores sejam capazes de proporcionar um bronzeado intenso. O resultado final depende da quantidade de DHA em cada unidade, e os seus efeitos são diferentes tendo em conta a cor natural de cada pessoa.


Assim, é correto dizer que recorrer aos autobronzeadores é uma forma de manter o bronzeado da pele, desde que usados corretamente, podendo ser utilizados durante todo o ano. O autobronzeador pode ser aplicado 1 ou 2 vezes por semana para prolongar o bronzeado.


8. Roupa

É verdade, a roupa também ajuda. Experimente usar cores mais claras, como o branco ou bege, e veja a cor do seu bronzeado destacar-se. É uma forma de criar uma ilusão de uma pele mais escura, perfeita para os convívios de final do verão.



Cronograma capilar: faça a sua própria rotina



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo