10 dicas para cuidar da pele sensível
top of page

10 dicas para cuidar da pele sensível

A pele sensível está mais recetiva às agressões externas, que podem causar danos irreversíveis. Assim, é importante conhecê-la e saber quais os melhores cuidados.

Sabia que todas as peles se podem tornar sensíveis? Ter pele sensível não é exclusivo só de alguns. Fatores externos como a poluição, o clima, a alimentação, alguns componentes dos produtos de beleza e até o uso de máscara de proteção à COVID-19, são fatores que contribuem para a sensibilidade cutânea.


Quando ficamos com a pele sensível, existem uma sensação de tensão, prurido ou inflamação. Podemos não conseguir alterar alguns fatores externos, mas podemos mudar alguns hábitos e implementar algumas rotinas no nosso dia a dia, para acalmarmos a nossa pele e deixá-la mais protegida.


O que é e como reconhecer a pele sensível

Quando a função protetora barreira da pele fica comprometida, esta fica mais suscetível aos fatores externos, às bactérias, substâncias químicas e alergénicos. Os sintomas podem surgir nos lábios, no rosto, no corpo e couro cabeludo, podendo incluir vermelhidão, escamação e inchaço, para além de comichão e desconforto.


Algumas pessoas estão mais predispostas a ter surtos, a outras é algo que ocorre de forma repentina. Seja como for, é importante compreender o nosso estado de pele, controlar e minimizar as suas causas e estímulos.

Dicas para cuidar de uma pele sensível


1. Evitar produtos com álcool ou adstringentes

Estes ingredientes estão presentes em bastantes produtos cosmetólogos ou de beleza, no entanto, evite usar desmaquilhantes com álcool ou soluções adstringentes, substituindo-os por uma solução micelar. Produtos com perfumes e corantes contribuem para o desequilíbrio do pH da pele.


2. Utilizar máscaras faciais

Existem várias máscaras faciais com efeito calmante, hidratante e com ação anti-inflamatória, que atuam na recuperação da pele irritada. Faça uma pesquisa sobre a oferta do mercado ou aconselhe-se junto da sua profissional de estética e poste nelas.


3. Acalmar a pele

A água termal atua profundamente no relaxamento da pele, acalmando-a, se usada continuamente. É uma opção para cuidar da pele sensível, de uma forma natural. É importante regressar ao que é simples e utilizar a máxima de que “menos é mais”.


4. Hidratar a pele

A pele sensível, tal como as demais, tem de permanecer hidratada. Existem produtos adequados a cada tipo de pele. Hidratar a pele passa por também manter os seus níveis de hidratação através da água. Ande sempre acompanhada de uma garrafa reutilizável e vá bebendo aos poucos ao longo do dia.


5. Controlar a temperatura da água no banho

Pode parecer agradável estar debaixo da água quente por algum tempo, mas pequenas mudanças também nos hábitos do banho, podem ser fundamentais para restaurar a barreira protetora da pele.


6. Repensar a alimentação

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes, vitamina C e gorduras baixas em hidratos de carbonos e saturados, contribuem para ajudar a recuperar a pele sensível, além disso, o consumo de água é fundamental.


7. Limpar a pele antes de dormir

Pode não ser aquela tarefa mais prazerosa do dia, mas é realmente importante retirar qualquer vestígio de maquilhagem do rosto antes de se deitar. Pense que para além da maquilhagem, esteve provavelmente todo o dia com o rosto exposto à poluição e outros fatores externos agressivos.


8. Proteger a pele do sol

É importante proteger todo o tipo de pele do sol, principalmente a pele sensível, para evitar que sofra com os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Os dias nublados enganam, por isso, mantenha o seu rosto protegido durante todo o ano, adicionando um protetor solar à sua rotina diária.


9. Refresque a sua pele

Os dias de maior calor tendem a deixar a pele sensível e perturbada. Pode usar água tépida para lavar o rosto e evitar duches muito quentes. Para refrescar a pele, pode colocar uma toalha de rosto no frigorífico e usá-la como compressa, principalmente sobre a pele irritada.


10. Faça uma rotina de cuidados

A pele sensível precisa de cuidados gentis. Seja delicada ao remover a maquilhagem, limpe a sua pele com regularidade e escolha hidratantes concebidos para o seu tipo de pele em específico, o que se aplica também à escolha do esfoliante.

Na Isabel Lopes – Loft pode receber os conselhos personalizados ao seu tipo de pele, por profissionais altamente qualificados. Se tem dúvidas sobre alguma doença de pele, sobre a rotina que deve adotar ou sobre como atuar sobre a pele sensível, não deixe de marcar uma avaliação.

bottom of page